O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promove, no próximo 19 de setembro, a edição do Percurso Infância: Fortalecendo o acolhimento e articulação institucional em defesa da Infância e Juventude, em Petrolina.
O encontro será realizado no Auditório da Faculdade de Petrolina (Facape), das 8h às 13h, e reunirá integrantes do MPPE, instituições do Sistema de Justiça, Conselhos Tutelares, equipes da assistência social, Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), gestores públicos e demais interessados.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do link: https://doity.com.br/percurso-infancia-petrolina. O evento tem 70 vagas disponíveis e busca qualificar a discussão interinstitucional, promovendo o fortalecimento da rede de proteção e o avanço das políticas públicas em defesa de crianças e adolescentes.
A programação contará com a palestra da promotora de Justiça Aline Arroxelas, coordenadora do CAO Infância e Juventude, sobre “O Serviço de Família Acolhedora: uma nova cultura do cuidado”. Em seguida, haverá roda de diálogo sobre corresponsabilidade das redes de proteção no serviço de acolhimento em família acolhedora, facilitada por Maria Luiza Duarte Araújo, assistente social do MPPE.
Na parte final, o painel “Fortalecendo os Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente” trará a apresentação de dados do painel Conecta a Rede e Perspectivas, conduzido por Maria Luiza Duarte Araújo, e a exposição do professor Humberto Miranda (UFRPE/Escola de Conselhos) sobre o papel estratégico dos CMDCA na efetivação das políticas de infância e juventude.