Retorno de sessões da Câmara de Vereadores de Petrolina será em 4 de agosto; presidente reforça que vereadores continuam atuando nas comunidades durante recesso parlamentar

0
O presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira, em entrevista ao programa Nossa Voz desta terça-feira (14). Foto: Mídias Sociais/Nossa Voz

Em entrevista ao programa Nossa Voz desta terça-feira (14), o presidente da Casa, Osório Siqueira também projetou que segundo período legislativo será tão produtivo quando o primeiro na votação de pautas e aprovação de propostas

A Câmara de Vereadores de Petrolina está em recesso parlamentar desde o dia 18 de junho, quando foi realizada a última sessão, antes do encerramento do primeiro período legistalivo da Casa Plínio Amorim. Em entrevista ao programa Nossa Voz desta terça-feira (14), o presidente da Casa, Osório Siqueira (Republicanos) fez projeções sobre os trabalhos na Câmara para este segundo semestre.

Siqueira informou que as sessões da Câmara retornam no dia 4 de agosto, mas que os gabinetes da Casa continuam atendendo a população e os vereadores continuam atuando nas comunidades durante o período de recesso parlamentar.

“Nós estamos de recesso, mas só das sessões porque a Câmara continua no mesmo ritmo, atendendo as pessoas. Os gabinetes estão abertos, os vereadores despachando nas comunidades. Nós temos a volta prevista para o dia 4 de agosto”, informou.

O presidente da Câmara disse que prevê um segundo período legislativo tão produtivo quanto foi o primeiro.

Eu espero que seja, no segundo semestre, idêntico ao primeiro, onde tivemos várias indicações, aliás, centenas de indicações, centenas de requerimentos, dezenas de projetos do poder legislativo, dos vereadores que produziram bastante. A gente fez um levantamento de que, esse ano foi, nesse primeiro semestre, superou a todos os outros anos com indicações e requerimentos”, destacou.

No período eleitoral, Osório Siqueira disse que prevê debates eleitorais conduzidos da melhor forma possível durante as sessões.

“A gente sabe que vai ser um momento político e vai ser ali uma casa de político que vai ter esses debates, mas a gente vai procurar da melhor forma possível conduzir os trabalhos e orientando a todos os vereadores para que possa realmente trabalhar e discutir em cima das das matérias dos projetos importantes para nossa cidade”, afirmou.

Sobre a tramitação dos projetos, o presidente da Câmara disse que os vereadores tem encaminhado pautas e discussões de forma célere.

“A tramitação está sendo muito boa, a sintonia com todos os funcionários da casa, com todos os vereadores e agora acredito que cada vez mais a gente vai ter esse andamento mais rápido”, disse.

Código de Ética da Câmara e modernização do portal da transparência

O presidente da Câmara falou ainda sobre a tramitação do projeto do novo Código de Ética da Câmara e disse que prevê o retorno das discussões para o mês de setembro.

“O projeto está pronto, mas precisa ser ainda analisado por alguns vereadores. A Comissão de Justiça está também está contribuindo para que a gente possa aprovar um código de ética que possa realmente trazer critérios de atuação para a gente atuar e agir da melhor forma possível, cumprindo o que determina a lei. Já no mês de setembro há a possibilidade da gente ter esse projeto já em pauta”.

Sobre o processo de modernizaçao do portal da transparência do município, aprovado no primeiro semestre, o presidente fez uma avaliação positiva.

“A avaliação que eu faço que é muito positiva. Nós estamos na expectativa de ficar numa classificação ouro. Ouro é uma avaliação que é feita pelo próprio Tribunal de Contas pela transparência dos projetos, das tramitações de todas as ações e a gente tá procurando fazer isso”, afirmou.