Em reunião com os 14 prefeitos da Região Metropolitana do Recife (RMR), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), e a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), anunciaram a criação de comitês temáticos para tratar das demandas prioritárias e comuns dos municípios.
Cada prefeitura vai indicar um representante para integrar estes grupos temáticos, apresentando três temas de interesse, por meio de ofício, nas áreas de segurança pública, mobilidade, habitação, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e superação da pobreza.
A partir dessas indicações, serão feitos levantamento de indicadores, mapeamento e visitas técnicas. No dia 2 de fevereiro será realizada a primeira reunião do grupo temático de Defesa Civil Integrada para discutir sobre o enfrentamento das chuvas no Estado.
Segundo Raquel Lyra, conforme apresentado pela APAC, os indicadores que estão colocados apontam para episódios de chuvas semelhantes às que ocorreram no ano passado. Em maio de 2022, as fortes chuvas que atingiram o Estado deixaram 133 pessoas mortas. Nas cidades da Região Metropolitana do Recife, os óbitos foram registrados no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Camaragibe.
O encontro com os chefes do Executivo municipal do Grande Recife, realizado no Palácio do Campo das Princesas, nesta terça-feira (24), faz parte de uma série de reuniões que também vão contemplar os gestores das cidades da Zona da Mata (Norte e Sul), cuja reunião será nesta quarta-feira (25), do Agreste e do Sertão, que deverão ser realizadas na próxima semana.
Fonte: Jornal do commercio