Luto: Aos 98 anos, morre o carnavalesco Mestre Jaime após ser internado com Covid-19 em Salgueiro

0
Mestre Jaime e os bonecos gigantes. — Foto: Reprodução/TV Grande Rio

O carnavalesco Jaime Alves Concerva, ícone do Carnaval de Salgueiro (PE) morre aos 98 anos de idade. O artista plástico criador do tradicional Bloco da Bicharada foi internado no sábado (02). O artista testou positivo para o coronavírus.

Mestre Jaime, veio a óbito na manhã desta segunda-feira (04), por volta das 10h00, de falência múltipla dos órgãos no Hospital Regional de Salgueiro. De acordo com informações, o idoso não apresentava sintomas do novo coronavírus, mas um teste para Covid-19 na Unidade de Saúde positivou para a doença.

História

Tudo começou ainda em 1946. No início, Mestre Jaime produzia os bonecos à mão e com materiais simples, como papelão, barbante, jornal, goma e tinta. O talento para o trabalho manual se revelava também na costura, através dos cerca de 35 paletós que já confeccionou para uso próprio.

O nome “bicharada” faz alusão às máscaras de bicho produzidas por Mestre Jaime, para o bloco, que hoje também conta com bonecos em forma de pessoas. No entanto, mais de 60 anos depois do primeiro desfile, o bonequeiro, hoje com 96 anos, não produz mais, devido à idade. O trabalho fica nas mãos de familiares. Um deles é o filho, Jaime Concerva. O professor é um dos responsáveis por manter viva a tradição da bicharada.